A Amazônia Azul

Saudações, meus queridos!

Segue um tema muito importante no que tange a geopolítica mundial, e a relação com parte importante do território brasileiro. Uma extensão de Brasil para além dos limites costeiros, que guarda questões importantíssimas - inclusive de soberania nacional - e que merecem atenção especial nos últimos anos.

O mar que é sinônimo de alimentos (32%) e lazer (17%), segundo pesquisas [1], apresenta uma ampla gama de possibilidades e que vão para além do lazer e da pesca. Passam pelo extrativismo, pela biodiversidade marítima, permeiam as relações comerciais internacionais  bem como as relações de soberania nacional e geopolítica internacional.


CNUDM - Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar


Em vigor desde 1994, um conjunto de regras que legislam sobre os direitos e deveres dos Estados nacionais sobre seus espaços marítimos e oceânicos. Entenda os limites e os conceitos estabelecidos:

1º Mar Territorial: área de soberania plena do Estado Brasileiro;


Zona Econômica Exclusiva e Plataforma Continental: jurisprudência apenas relacionada aos recursos presentes no mar e no subsolo marinho (direitos econômicos). Porém a incapacidade de gestão pode obrigar a concessão dos direitos a outros estados nacionais que assim o possam fazer.


Amazônia Azul


O Brasil, junto a CLPC - Comissão de Limites da Plataforma Continental - busca ampliar seus limites para além das 200 milhas marítimas. Chamando de Amazônia Azul pela importância estratégica que essa área representa:

  • Por ela circulam cerca de 95% do nosso comércio exterior;
  • É dela que extraímos aproximadamente 85% de todo o petróleo produzido no país;
  • É dela que extraímos quantidades significativas do gás natural também consumidos no Brasil;
  • Importante para o setor pesqueiro;
  • Riqueza da biodiversidade marinha;
  • Riqueza dos recursos minerais;
  • Turismo e esportes náuticos.


Apenas mais alguns subsídios para compreendermos a importância dessa área tão importante para o Brasil e que desperta esforços  para a confirmação dessa pedaço de Brasil para além de suas fronteiras.




Seguem vídeos, com uma entrevista no programa "Debate Brasil" sobre o tema.







Bons estudos!



1. Conforme pesquisa encomendada pela CNIO - Comissão Nacional Independende sobre os Mares (1997)

Fontes:

http://www.mar.mil.br/menu_v/amazonia_azul/vertentes.htm

http://mar.mil.br/menu_v/ccsm/temas_relevantes/am_azul_mb.htm

"O Mar no Espaço Geográfico Brasileiro" MEC - 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário