Consumismo

Saudações, meus queridos!


É consenso no mundo que nosso planeta chegou num estágio jamais visto de degradação. O sinal de alerta soa a cada catástrofe natural. 
Essa dinâmica destruidora começou quando passou-se a enxergar os elementos da natureza como recursos. Utilizando-os sob a ótica econômica, segundo a riqueza que poderia gerar. 
Entende-se por consumismo "o consumo para além das necessidades básicas", o consumo pelo consumo apenas.


Contribuíram para tanto os seguintes acontecimentos:



  • Revolução Industrial, que ampliou a capacidade de produção e a necessidade de recursos primários;
  • Revolução Agrícola, que ampliou a capacidade produtiva no campo através da inserção de insumos tecnológicos que aceleram a degradação deste ambiente;
  • Globalização, que padronizou o ritmo de produção e consumo, num modelo made in usa;
  • Urbanização, que ampliou a concentração de pessoas em ambientes basicamente consumidores e geradores de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos);
  • O crescimento populacional mundial, onde em pouco menos de dois séculos a população mundial cresceu em um ritmo muito acelerado [1850 = 1,2 bilhões de habitantes; 2011 chegamos próximo aos 7 bilhões]
"American way of life"

Parte dos EUA o modelo de produção mundial [fordista] e o modelo de consumo [consumista].
A indústria da propaganda, nos filmes, seriados, e o próprio modelo produtivo passam a influenciar o ritmo de consumo mundial. Fato citado no início de "Geração Coca-Cola" [vídeo acima].
O resultado disso é que os países desenvolvidos consomem cerca de 80% dos recursos existentes, representando apenas 1/5 da população mundial. Duas das maiores potências [EUA e Japão] consomem cerca de 1/3 dos recursos.
O fato é: esse modelo de consumo está fadado a levar nossa existência  a extinção, visto que podemos sentir seus efeitos a cada fenômeno natural mais intenso [leia também aquecimento global].

Veja mais sobre os efeitos desse ritmo acelerado de extração dos recursos naturais no vídeo a seguir. Vale a pena assistir e refletir.



Bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário