Formação do petróleo

Saudações, meus queridos!

O tema é fontes de energia. Aqui algumas informações a cerca da formação deste que é um importante combustível fóssil, origem de conflitos e importante alavanca do desenvolvimento industrial (desde a 2ª Revolução Industrial).


Para se formarem os depósitos, algumas condições são necessárias...


1º Um ambiente de deposição de sedimentos marinho;

Fig.01: formação na natureza.

2º A presença de uma rocha porosa, para armazenar o óleo;

3º A presença de uma rocha impermeável, que impossibilite o óleo de vazar da área onde o óleo foi formado;

4º Um movimento tectônico que possibilite a formação de acúmulos, gerando enfim um depósito [que pode ou não ser economicamente viável].



Fig.02: formação do petróleo.

A importância do petróleo nos remonta a antiguidade. Utilizado para pavimentação da Roma Antiga, utilizado para vedar reservatórios pelos Incas. Seu uso como fonte de energia [pós 2ª Revolução Industrial] lhe garante um status significativo, sendo por isso alvo de disputas, principalmente na região do Oriente Médio. Vale lembrar que essa região concentra parcela significativa do petróleo existente no mundo.

Mas o petróleo é utilizado apenas como fonte de energia?

Não... O processo do refino desse recurso gera um quantidade significativa de produtos. Sólidos, líquidos, gases importantes para a humanidade.


Fig.03: Refino do petróleo.
De asfalto ao gás de cozinha, passando por pneus e sandálias, o plástico e o chiclete... O petróleo definitivamente é um recurso muito presente em nosso dia-a-dia.

A figura ao lado [fig. 03] é um esquema representativo do processo de refino e os subprodutos originados a partir da decomposição do petróleo [composição por aglutinação pedra + óleo].



Ainda falaremos mais sobre o petróleo, quando chegarmos na parte de energia no Brasil (pré-sal é tema "da moda").

Clicando aqui você tem acesso a curiosidades sobre os poços de petróleo.

Bons estudos!


Um comentário: