Fig.01: tempestade solar |
Saudações, meus queridos!
O tema de hoje é, atendendo a pedido, sobre um fenômeno que exerce uma influência direta em nossa atmosfera. As tempestades originadas na nossa estrela mais próxima: o Sol [figura 01].
Vale mais como uma curiosidade do que propriamente um conteúdo que teremos cobrado em provas vestibulares.
Essas tempestades são originadas de atividades que ocorrem no núcleo dessa estrela, via fissão (quebra) nuclear. A partir da fissão nuclear, são liberados prótons e elétrons que são atraídos e se acumulam em outros campos magnéticos.
Fig.02: aurora boreal |
A tempestade
Seria a liberação da energia acumulada, através de uma explosão, nessa aquecida grande concentração de prótons e elétrons. E, com isso, fazendo com que essa radiação atinja ao campo magnético e a atmosfera terrestre.
Consequências
- destruição de satélites artificiais;
- interferência no sistema de telefonia;
- queda de energia elétrica;
- danificação de objetos elétricos, entre outros.
Fig.04: aurora austral |
Beleza
Fig.03: aurora boreal. |
As tempestades solares também formam espetáculos belíssimos, como os que ocorrem a cada aurora boreal [figuras 02 e 03] e a cada aurora austral [figura 04]
Últimas notícias
Em 2013 são grandes as possibilidades de tempestades solares, visto que o Sol entrará em um ciclo de alta atividade. Os ciclos magnéticos solares duram, aproximadamente, 22 anos.
Em 2014:
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/duas-tempestades-solares-devem-atingir-terra-ate-fim-desta-sexta-feira-13912881
Em 2014:
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/duas-tempestades-solares-devem-atingir-terra-ate-fim-desta-sexta-feira-13912881
Na sequência um pequeno vídeo sobre o tema "tempestade solar" que desmistifica algumas "verdades" divulgadas e apreendidas ao longo do tempo.
Porque nada é falado sobre a influencia da radiação gama sobre o corpo físico?
ResponderExcluirCreio que o objetivo de um blog geográfico não atenderá a todas as demandas possíveis... O autor tem que ler cada coisa...
ResponderExcluirAnônimo 01: não é objetivo deste blog esgotar o tema proposto. Afirmei isso no "apresentação" [te convido a dar uma olhada lá] e ainda sugeri que a participação dos visitantes era livre, na contribuição com os textos inclusive.
ResponderExcluirAnônimo 02: é bem por aí. Os temas que permeiam a transdisciplinaridade [moda recente] podem conter meandros que não abordarei aqui no blog. Não é um livro didático e completo. É um blog. E só.