Fig.01: localização |
Saudações, meus queridos!
O tema de hoje é a "Questão afegã e o Taleban" (ou Talibã)
Como esse ano fazem 10 anos do atentado do 11 de Setembro, é bom ficar atento aos acontecimentos marcantes e aos aspectos históricos que podem ser relacionados...
Vamos traçar um breve histórico dos conflitos que envolvem essa região tão importante geopolítica e estrategicamente falando.
- 1973: Golpe de estado põe fim a monarquia e instaura a república, sob a presidência do general Mohamed Daud;
- Pós crise do petróleo, o território afegão é disputado pelas duas superpotências [Guerra Fria]
- soviéticos objetivavam controlar o acesso ao Golfo Pérsico;
- estadunidenses tentavam inibir a expansão soviética no Oriente Médio.
- 1978: Mohamed Daud foi deposto e assassinado pelo Partido Democrático do Povo (comunista), o que gerou a disputa entre diversos grupos guerrilheiros;
- Final de 1979: URSS invade o país e nomeia Barak Karmal como governante no Afeganistão. Instaura-se uma guerra civil por parte dos guerrilheiros da liberdade (mujahedins)
- EUA, Paquistão, China, Irã, Arábia Saudita financiam os guerrilheiros com armas e dinheiro.
- 1989: Fim da Guerra Fria, o exército soviético se retira do Afeganistão e a guerra continua entre as diferentes facções que dominam a região.
- 1996: o Taleban, grupo islâmico ultrarradical , assume o controle de 95% do território afegão.
Importante destacar: no 11 de setembro de 2001, o financiado acabou atacando seu principal financiador. O mundo assiste ao chamado "terrorismo de espetáculo" organizado pela rede terrorista Al Qaeda*. A resposta, mais um capítulo do chamado terrorismo de estado...
O governo estadunidense destina vultuosos recursos, realizando intervenções militares em outros países após o (e "justificados" pelo) 11 de setembro. Utilizando a opinião pública, apresentando motivações sem provas, realizando prisões ilegais, violando os direitos civis.
Aqui um vídeo que mostra a notícia dada no dia do ocorrido.
É isso aí...
Bons estudos!
* O grupo Al Qaeda é uma organização terrorista que não possui uma base territorial fixa. Atua em rede, com células espalhadas por vários países, articulando-se e desfazendo-se após os ataques realizados.
Fatima Bernades em mil e prestobarba a lenha kkk*
ResponderExcluirThálistefano :)