A expressão "Sombra e Água fresca" remonta a um ambiente tranquilo, onde se pode ter satisfeitas as mais básicas necessidades do ser humano. Porém a humanidade, através do mau uso dos recursos vem exaurindo nossa paz e tranquilidade sob a batuta do desenvolvimento econômico [que se opõe drasticamente ao conceito de sustentabilidade¹].
Paradoxo desenvolvimento e sustentabilidade a parte, pode-se pensar assim: "Balela! A água é um recurso renovável".
Pois bem. Salvo uma pequeníssima parte que adentra o sistema via espaço sideral [junto aos corpos celestes] a água que bebemos hoje já banhou os dinossauros [num evapora, precipita, penetra solo a dentro sem fim]. E é nesse sistema fechado que o homem² tem interferido, atuando nas diversas formas de armazenamento:
- Água na atmosfera: o homem polui;
- Água nos rios e lagos: o homem polui;
- Água subterrânea: o homem polui.
Somando-se poluição, desperdício e ineficiência no uso deste recurso temos um problema mundial. Nem mesmo o Brasil, onde as reservas são abundantes, está a salvo. São 13% de toda a água doce superficial. A maior parte (70%) situada na Região Norte. O acesso a água encanada e rede de esgoto [principalmente] é bastante precário - rede de esgoto é artigo de luxo somente para 55% dos brasileiros, sendo apenas 6% os brasileiros contemplados na Região Norte.
De que adianta riqueza em recursos hídricos, se muito pouco é distribuído. Ou se a velocidade de destruição é igualmente elevada. Na ocupação do solo, impermeabilização nos grandes centros, esgoto, lixo... Desmatamentos e impermeabilização também no campo. Máquinas,aceleração da erosão, sistemas de irrigação, poluição por químicos que atinge rios, lagos, lençol subterrâneo. São tantas as agressões... Indústrias que usam a água como parte de seu processo de produção e enviam os rejeitos in natura nos leitos dos rios... A lista parece não ter fim.
A água é um bem natural que já tem sua força medida pelo valor econômico. Um bem necessário, cuidado necessário. Concorda?
Curiosidades:
- Uma em cada Cinco pessoas no mundo não tem acesso a água limpa e a tratamento de esgoto;
- Dados da OMS apontam para 3,3 milhões de mortes por problemas associados a escassez ou à qualidade da água no mundo;
- Um estadunidense consome a mesma quantidade de água de vinte e nove angolanos.
- Sobre o tema ler BOFF, Leonardo: "Desenvolvimento (in)sustentável", disponível em http://www.leonardoboff.com/ e/ou outros textos.
- Não se trata de guerra de gêneros, homens e mulheres poluem...
Ninho!!
ResponderExcluirEste texto me ajudou muito numa discussão sobre sustentabilidade, lá na faculdade. Valeu aewww!!!
Beijinhos!!!
sabe o que mais me apavora nisso?
ResponderExcluirque ninguém precisaria entrar nesse blog e ler o seu texto p/ saber que isso acontece no mundo. e o que me apavora? é que todos (ou melhor, quase todos) continuam fingindo que nada acontece e continuam vivendo dentro de suas bolhas egocêntricas e irracionais...
O que nos dá esperanças é ver que alguém faz a sua parte... Parabéns por fazê-la! :)
Bjos, Ninhu linduuuuuuuuu
Que bom ver você por aqui!!!
ResponderExcluirMelhor ainda saber que AQUI existem pessoas como você que lutam por fazer o DIFERENTE nesse mundo...
Parabéns por ser e fazer a diferença no meio de tantos que fecham seus olhos!
Beijinhos!!!