Alter do Chão

Saudações, meus queridos!

Vocês vão lembrar que, em aula, nós comentamos sobre o maior aquífero do mundo! Não, não é o Guarani. Este é um vídeo de uma reportagem que falou sobre o aquífero localizado entre os Estados do Pará, Amazonas e Amapá, com um volume de água muito superior ao Aquífero Guarani. Trata-se do Aquífero Alter do Chão.


"A Região Norte é, sem dúvida, um dos maiores símbolos da riqueza natural do Brasil. Agora, além de abrigar a Floresta Amazônica e o Rio Amazonas, ela pode ser conhecida também por possuir a maior reserva mundial de águas subterrâneas. Um volume equivalente a 29 milhões de Maracanãs cheios, ou de 35 mil vezes a baía de Guanabara. Essa impressionante reserva de água, que está guardada no aquífero de Alter do Chão, é hoje justamente o foco de um dos maiores esforços de estudos já feitos pela Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que aponta o Aquífero Alter do Chão como o de maior volume de água potável do mundo. A reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil km³ de água doce.
Atualmente, o maior aquífero do mundo é o Guarani, situado no Paraná. Estudos mostram que essa formação possui uma reserva de água estimada em 45 mil km³. Mas os pesquisadores paraenses querem provar que a reserva de água do aquífero de Alter do Chão é duas vezes maior que a do Guarani, com um volume que alcançria 86,4 mil km³, (86,4 quatrilhões de litros).
No caso de comprovação, os benefícios em possuir o maior aquífero do mundo serão imensuráveis, principalmente para a Amazônia, que já possui status valiosos como o maior depósito mineral do planeta, o maior volume de água doce do mundo e a maior floresta tropical do globo. As águas amazônicas têm um valor estratégico para o país e para a humanidade que ainda é pouco compreendido pelos gestores brasileiros, É um absurdo faltar água na Amazônia.
Estudos mostram que a quantidade de água do aquífero de Alter do Chão é suficiente para abastecer toda a população do planeta por pelo menos 400 anos". 


EDIÇÃO E MONTAGEM: CRSS3
Aracatiara/Amontada/Itapipoca/Itarema.

2 comentários:

  1. Sabia dessa não

    Meu Brasil é rico e gigante demais....

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Daí a necessidade de se preservar a Amazônia e de se manter a soberania nacional frente a essa parte do Brasil riquíssima em biodiversidade, em recursos naturais. Vida em abundância.

    ResponderExcluir